Muitas são as opções de turismo para quem segue para o interior de São Paulo, com a finalidade de se ter um contato maior com a natureza.
Uma das opções de turismo em São Francisco Xavier é visitar o Mirante da Pedra de São Francisco
Por certo, um dos destinos mais procurados pelas pessoas que desejam conhecer o interior paulista, abrange a região da Serra da Mantiqueira, que ainda possui algumas poucas partes intocadas da Mata Atlântica no estado. Visto que é uma região de montanhas, podemos encontrar uma infinidade de mirantes, um com a vista mais bonita que o outro.
Uma das as opções de turismo mais importante de São Francisco Xavier, é sem dúvida o Mirante da Pedra de São Francisco, também conhecido carinhosamente como “Pedra do Porquinho”. Situado bem próximo a divisa de São Francisco Xavier, a uns 15 quilómetros do distrito de Monteiro Lobato.
O acesso ao mirante é feito de carro, seguido por uma curta caminhada em estrada de terra até o topo da colina. Não se preocupe, a caminhada é tranquila, não há necessidade de ser um atleta para chegar lá.
Diversão para toda a família
Só para ilustrar, em 2003 a propriedade foi aberta ao público. A enorme rocha arredondada foi agraciada com a imagem de São Francisco de Assis. Inserida numa pequena gruta, no vão inferior da pedra, a imagem do santo se tornou ponto de devoção para muitas pessoas. Também ganhou uma escada de acesso ao topo, para se ter uma vista ainda mais privilegiada do local. Desse modo, de “Pedra do Porquinho”, passou a ser conhecida como Mirante da Pedra de São Francisco.
Recentemente a área de se transformou num complexo turístico, onde podemos encontrar um bom restaurante, café, lojinha, trilhas, cachoeiras e passeios a cavalo. Ponto de encontro de muitos ciclistas de montain bike, que aproveitam para pedalar na bela trilha que rodeia o Mirante. Se acaso você queira arriscar umas pedaladas por lá, há bicicletas que podem ser alugadas. A trilha é de nível intermediário, então esteja em dia com a sua boa forma.
Planeje o seu passeio no Mirante
Faça um passeio planejado de aproximadamente duas horas de duração, pelas trilhas que levam à cachoeira do Mirante. Nada melhor do que fazer uma bela caminhada pelo bosque, é mergulhar nas águas limpas da cachoeira. Dessa forma você se conecta com a natureza, assim como desenvolve o seu senso de preservação ambiental.
A entrada para o Mirante é gratuita, além do estacionamento que abrange todo o entorno. Se estiver com as crianças, é diversão garantida, e as fotos vão ficar show! Por mais que a beleza natural nos encantem, é necessário não descuidar dos pequenos, visto que as pedras são altas e a região bastante acidentada.
IMPORTANTE: todos os passeios oferecidos no local são pagos à parte – cachoeira, trilha e passeios a cavalo, tirolesa, aluguel das bicicletas – são pagos à parte, podendo ser comprados na hora.
Restaurante Polenta na Pedra
A arquitetura do restaurante foi inspirada nas cabanas que ficam nas montanhas Dolomita – Trento, Itália. É de forma arredondada e ampla, possibilitando que você possa apreciar toda a natureza do local. O restaurante abre para café da manhã e almoço, há muitas opções de guloseimas, como bolos, tortas, sanduiches e diversos salgados.
A especialidade da cozinha é a polenta cozida no fogão a lenha, acompanhada de carne de cervo regada a vinho trentino, mas há outras opções no cardápio. Aconselhamos que se faça reserva para almoçar, é mais garantido.
Sabia como chegar no Mirante
Estrada do Rio Manso, 1559, Travessa 16 – Monteiro Lobato-SP.
Você pode inserir o endereço no Google Maps para seguir a rota.
Há agências de turismo da região que fazem o serviço de transporte para o Mirante.
Consulte os horários e demais serviços, acesse: Mirante da Pedra de São Francisco