Pico do Selado é um dos passeios que você não pode deixar de fazer quando estiver aqui em São Francisco Xavier – Distrito de São José dos Campos – SP.
Pico do Selado – São Francisco Xavier e Monte Verde
A região faz parte do circuito turístico da Serra da Mantiqueira, sua formação rochosa é destacada por um dos seus pontos mais altos, o Pico do Selado com 2.083m de altitude e cerca de 500m de proeminência. Localiza-se entre os distritos de Monte Verde, em Camanducaia-MG, e São Francisco Xavier-SP.
Você pode chegar ao pico seguindo por trilhas que partem tanto do lado de Monte Verde, como pelo lado de São Francisco Xavier – Distrito de São José dos Campos – SP.
A maior parte das trilhas são autoguiadas, mas é sempre bom contratar uma agência de ecoturismo credenciada, para se precaver que qualquer surpresa indesejada, estragando o seu passeio. A dificuldade está nas distâncias percorridas e na inclinação do terreno, com fortes declives e grandes altitudes.
É recomendado que o seu preparo físico esteja em dia, contando que irá carregar uma mochila cargueira com um peso considerável durante todo o percurso.
Saindo de São Francisco Xavier
Pelo lado de São Francisco Xavier o trajeto é mais longo, sendo que o percurso de ida e volta dura aproximadamente 15 horas, seguindo pela a trilha do Jorge numa travessia de São Francisco Xavier até Monte Verde e depois até o Platô, para então seguir na trilha que chega até o pico.
Se deseja outra opção de caminho, você pode seguir pela mesma trilha do Jorge, desviar para a Pedra da Onça, seguir para Pedra Partida sentido Pedra Redonda, Chapéu do Bispo até o Platô e de lá subir até o pico. Ambos os trajetos são longos, havendo a necessidade de se fazer pernoite e voltar no dia seguinte.
Fique atento pois o trecho da Pedra do Onça até a Pedra Partida não é totalmente autoguiada.
Saindo de Monte Verde
Se estiver pelos lados de Monte Verde o trajeto é mais curto, com aproximadamente 5 horas de duração para ir e voltar. Você poderá começar a sua caminhada pela trilha do Platô, que fica no final da rua da Mantiqueira, ou pela trilha do Chapéu do Bispo, localizada no final da avenida das montanhas. Ambas as trilhas têm por destino o Platô para depois dar acesso ao Pico. Uma mochila de ataque resolve o caso para passar o dia, saindo bem cedo pelo alvorecer para retornar ao entardecer.
As paisagens valem todo o esforço, a natureza da Serra da Mantiqueira é de tirar o fôlego, com uma visão privilegiada das montanhas do sul de Minas Gerais e de São José dos Campos.
Procure sempre uma agência de ecoturismo
Se não conhece e nem domina a região, procure sempre uma agência de ecoturismo credenciada antes de se aventurar por qualquer trilha ou passeio. Oriente-se sobre os equipamentos de segurança e o que levar na mochila, tenha um cuidado redobrado com o tipo de calçado e o tipo de mochila que irá utilizar, melhor se forem impermeáveis.
Se a caminhada for longa, leve alimentos leves e de fácil digestão, tenha em mãos vários cantis ou camelback para uma boa hidratação. Beba bastante água, leve filtro solar e repelentes, roupas com proteção UV são uma boa pedida por serem leves, chapéus ou bonés também ajudam bastante mesmo se o dia não for tão ensolarado.
Lembre de levar saquinhos para armazenar o seu lixo, não jogue nada na natureza, afinal você está numa região de proteção ambiental. A natureza agradece!!!
Sou guia turístico principalmente de São Francisco xavier, e do Vale paraiba, mas uma coisa indico, leve seu lixo embora, natureza não é lixeira para ficar com seu lixo !
Viva a natureza !
Olá Augusto!
Sempre em nossos posts enfatizamos para que as pessoas levem saquinhos para armazenar o lixo. É importantíssimo essa prática, pois desta forma o risco de poluir o meio ambiente é bem menor. Está certo você, este trabalho de conscientização e preservação da natureza é importantíssimo!