O vinho, no inverno, torna os momentos mais confortáveis e prazerosos, oferecendo relaxamento a qualquer hora do dia.

Com a chegada da estação mais fria do ano, vêm os dias mais escuros, roupas pesadas e um ambiente acolhedor em casa para aproveitar o momento. Decerto, nada combina melhor com esse clima do que uma boa taça de vinho. Seja acompanhado de amigos e familiares ou sozinho em casa, inegavelmente o vinho é o par ideal para o inverno.

vinhos e inverno

Torne o seu inverno mais aconchegante com vinhos

No inverno, o vinho torna os momentos mais confortáveis e prazerosos, assim oferecendo relaxamento a qualquer hora do dia. Com algumas dicas valiosas, o inverno certamente pode ficar ainda mais agradável com seu vinho favorito.

Escolha vinhos mais encorpados

Faz sentido: Se dias quentes pedem vinhos mais leves, sem dúvida os dias frios pedem os mais encorpados, claro! O vinho tinto, por exemplo, é uma ótima escolha para os dias frios, pois alguns rótulos são mais encorpados, com textura e volume mais densos.

Dica: Vinhos tintos mais encorpados (especialmente os envelhecidos em barril) harmonizam muito bem com alimentos quentes e condimentados, como sopas e caldos.

vinhos e inverno

Apreciando vinhos tintos

Você já deve ter notado que certamente, o melhor vinho para consumir no inverno é o tinto, certo? Mas você sabia que existem vários tipos de vinho tinto? A seguir, explicamos em mais detalhes cada um deles.

Vinho tinto: a escolha do inverno

Naturalmente mais encorpado, o vinho tinto é especialmente apreciado nos dias frios. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a densidade do vinho não define sua qualidade. Para saber se um vinho tinto agrada ao seu paladar, é necessário considerar outros fatores também.

Corpo leve: Vinho tinto com corpo delicado e saboroso. Costuma ser mais ácido e menos alcoólico, com intenso sabor de frutas vermelhas. Uvas que produzem vinhos de corpo leve: Bonarda e Pinot Noir.

Corpo médio: A maioria dos vinhos tintos está aqui! Com acidez moderada e sabor mais intenso, as principais uvas para vinhos de corpo médio são: Merlot e Cabernet Franc.

Encorpado: Vinhos com intenso aroma de frutas negras e maior teor alcoólico, geralmente produzidos com uvas de regiões mais quentes. Uvas que produzem vinhos encorpados: Tannat, Malbec e Cabernet Sauvignon.

Harmonizações perfeitas

Agora que você conhece os tipos de vinho tinto e as uvas usadas para produzir cada tipo de corpo, é hora de falar sobre harmonizações.

Assim como um vinho muito encorpado pode não ser a melhor escolha para um prato muito condimentado em um dia quente, o inverso também pode ser desastroso.

Confira algumas dicas de harmonizações que combinam perfeitamente com dias frios:

– Sopa de cebola: Uma boa sopa de cebola é ainda melhor no inverno! Harmonize com um vinho tinto encorpado.

– Moqueca de peixe: Embora lembre o calor das praias, é uma excelente opção para o inverno. Harmonize com um vinho branco que suporte a intensidade do prato.

– Strogonoff: Popular no Brasil, este prato funciona bem em qualquer estação. Nos dias frios, experimente com um vinho branco ou tinto de acidez moderada para equilibrar a gordura do molho.

– Ossobuco com polenta: Este prato italiano é perfeito para o inverno. Harmonize com um vinho tinto encorpado, considerando a importância da acidez.

– Fondue de queijo: Um clássico do inverno! Simples de fazer e ótimo para reunir amigos, harmonize com vinho branco.

Servindo vinho no inverno

Como no resto do ano, há uma temperatura ideal para servir vinho no inverno. Vinhos tintos devem ser servidos entre 14°C e 18°C. Para alcançar essas temperaturas, coloque a garrafa na geladeira uma hora antes de servir. Se estiver com pressa, quinze minutos no freezer bastam.

Outro detalhe importante é o tipo de taça. Vinhos tintos leves, como os feitos com a uva Pinot Noir, devem ser servidos em taças do tipo Borgonha, com bojo grande e largo.