O Pico da Onça fica a 1.934m de altitude, com uma das vistas mais incríveis de São Xico, podendo-se avistar várias montanhas ao redor e algumas cidades do Vale do Paraíba.

O Pico da Onça

Localiza-se na Serra dos Poncianos em São José dos Campos – SP, mais especificamente no distrito de São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), quase divisa com a cidade de Monte Verde – SP. Possui 1.934m de altitude, com uma das vistas mais incríveis de São Xico. Inegavelmente o visual é de tirar o fôlego, podendo-se avistar várias montanhas ao redor e algumas cidades do Vale do Paraíba.

pico-da-onca

A trilha é só subida

Para se chegar no Pico da Onça, temos que pegar a trilha do Jorge, que começa no final da estrada dos Ferreiras (logo após o estacionamento). O caminho é bem demarcado e possui muitas áreas de sombra. Até chegar ao Pico da Onça você irá passar por 4 pontos de água, dessa maneira aproveite para recarregar as energias e encher a garrafinha.

A trilha do Pico da Onça é autoguiada e bem demarcada, contudo a vegetação se torna um pouco fechada em algumas partes. Recomenda-se não fazer a trilha durante o verão, por conta do período de chuvas, porque muita água desce pela trilha, dessa forma o terreno torna-se bastante lamacento e escorregadio. Como resultado, o caminho torna-se um tanto perigoso em determinados pontos. Para fazer a trilha do Pico da Onça o ideal é ir entre os meses de abril e setembro.

pico-da-onca
pico-da-onc

A trilha é de nível moderado de dificuldade, visto que não há pontos técnicos. O seu preparo físico deve estar em dia, já que para chegar ao mirante temos só subidas, em nenhum momento se anda no plano. Durante o trajeto há mais dois pontos de água potável para reabastecer o seu cantil, já que não há ponto de água no mirante. Geralmente as bicas são limpas, porém sempre é bom usar purificadores, visto que há animais de pasto na região, então cuidado nunca é demais. Entre ida e volta a distância é de aproximadamente 10 quilómetros.

Durante os finais de semana o fluxo de pessoas subindo a trilha é considerável. Por causa de ser próximo de São José dos Campos é bem difícil de encontrar o mirante vazio. No topo do mirante pode-se acampar, ao todo cabem entre 10 a 12 barracas com relativa folga.

Como chegar no Pico da Onça

A partir do Centrinho de São Francisco, siga no sentido Joanópolis e preste a atenção às placas indicando fazenda Monte Verde. Fique tranquilo porque é bem sinalizado. Suba por uns 10 ou 15 minutos pela estrada de terra até chegar num platô, em frente à Fazenda que funciona como estacionamento, não é necessário pagar por nada.
Siga a pé no sentido de uma porteira, continue pela trilha demarcada, pegue a esquerda na bifurcação e suba até o topo da montanha.

Acesse o link da trilha clicando aqui.

Dados técnicos

Custo do estacionamento: gratuito

Como chegar: Final da Estrada do Ferreiras, São Franscico Xavier – SP

Dicas importantes

– Leve lanche, frutas como banana e pêssego, bolachas, barrinhas de cereal, isotônicos e água.

– Use calça comprida que irá te proteger no caso queda, além de evitar que o mato alto fique roçando na sua perna.

– Use tênis próprio para caminhada ou botas de trekking, boné ou chapéu, camisetas com proteção UV, protetor solar e repelente, mochila cargueira ou mochila de ataque.

– Leve sacos de lixo para não deixar lixo pelo caminho. Aproveite a natureza, o mínimo que você pode fazer é retribuir recolhendo o seu lixo.